COMPARTILHANDO ARQUIVOS E PASTAS ENTRE UMA MÁQUINA VIRTUAL E UM COMPUTADOR UTILIZANDO VIRTUAL BOX

Use o VirtualBox para abrir um sistema operacional dentro do outro de maneira simples;

VirtualBox é uma mais bem conceituadas opções para emulação de sistemas operacionais em máquinas virtuais.

Com ele você pode rodar um sistema dentro de outro, como o Ubuntu (ou qualquer outra distribuição de Linux) em um PC com Windows ou Mac, e vice-versa.
A versão 5.0 do VirtualBox traz suporte a vários sistemas mais recentes, como o Mac OS X El Capitan e o Windows 10 — para usar em uma versão anterior do Windows ou mesmo se você estiver em um Mac ou em um computador com Linux. O VirtualBox trouxe outras novidades interessantes, como a compatibilidade com portas USB 3.0 e melhorias do uso da CPU.
Para usar o VirtualBox, você precisa de um disco de boot do sistema desejado ou de uma imagem ISO. Crie uma máquina virtual normalmente, escolhendo o sistema que você pretende usar, e depois configure todos os parâmetros que forem necessários, como memória e interface de rede.
Memória e espaço em disco
Uma configuração que influencia diretamente no desempenho do sistema operacional rodado a partir do VirtualBox é a quantidade de memória RAM reservado a ele. Durante a criação da máquina virtual, você pode escolher um valor para isso, sendo que desde a versão 4.0 desse software, ele não apresenta limitações nesse sentido.
Além disso, para usar o VirtualBox, é preciso criar um disco rígido virtual que armazena os dados do sistema. A versão 5.0 traz vários tipos de disco virtual, como VDI, VMDK, VHD e outros. Quando você configura um novo é possível definir seu tamanho como expansível, ou seja, vai crescendo conforme o necessário.


Se você não souber como usar o VirtualBox, pode ver este tutorial para entender exatamente como ele funciona. Este passo a passo é voltado para instalar o Windows 10, mas você pode usar os mesmos passos e só escolher uma imagem de sistema diferente.
Novidades da versão 5.0
Se você já usava o VirtualBox em versões anteriores, vai notar uma grande melhoria no desempenho e no uso dos recursos do computador. Ou seja, ele não deve deixar o seu PC tão lento, mas isso varia bastante de máquina para máquina.
Outra novidade que merece destaque é a possibilidade de redimensionar os discos virtuais, qua já existia na versão 4, mas ganhou algumas melhorias. Por exemplo, não é mais preciso pacotes de expansão para que isso funcione: basta selecionar a sua opção preferida! O uso da memória também foi melhorado, sendo possível aproveitar toda a capacidade da sua máquina.
Uma melhoria aguardada e que finalmente chegou é o suporte a portas USB 3.0, que faz com que você possa aproveitar ao máximo o hardware do PC. Além disso, ele é compatível com qualquer sistema operacional, mesmo os mais recentes como o Windows 10 e o Mac OS X El Capitan.
Vale a pena?
O VirtualBox é um aplicativo fácil de usar. Não é preciso ser um expert em informática para criar uma nova máquina virtual; você pode precisar, no máximo, de um tutorial passo a passo, mas ele não traz configurações complexas demais e nem coloca em risco a segurança do seu computador.
Apesar de ser preciso usar um disco de boot físico ou uma imagem ISO, recursos que podem ser pagos, o VirtualBox é completamente gratuito. Ou seja, vale a pena fazer um teste neste aplicativo e ver todos os seus recursos de perto.