(PT-BR) Windows 7 Formatando o PC Pelo Pendrive Rapido e Fácil


Windows 7



O Windows 7 chegou ao mercado em outubro de 2009 e tornou-se um dos sistemas operacionais de maior sucesso. Como sucessor do Windows XP e do Windows Vista, o sistema inovou no design, nos recursos e nas ferramentas, e trouxe maior compatibilidade a softwares e novas funcionalidades.

Foram lançadas ao todo, seis versões do Windows 7, e são elas o Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Windows 7 Profissional, Windows 7 Enterprise e Windows 7 Ultimate. Essas são todas a versões e cada uma delas tem características específicas e direcionadas a um determinado tipo de usuário. Com exceção do Windows Starter, todas as edições do Windows 7 possuem versão 32 bits e 64 bits.

Requisitos

Para executar o Windows 7 em seu computador, é necessário um processador de 32 bits ou 64 bits de 1 GHz ou mais rápido. No caso de 32 bits, é necessário 1 GB de memóra RAM, e se for 64 bits, 2 GB de RAM, além do dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.

Vendas e suporte

A Microsoft encerrou as vendas do Windows 7 oficialmente no dia 31 de outubro de 2013. Nos computadores vendidos com as versões Home Basic, Home Premium e Ultimate pré-instaladas a descontinuação ocorreu em outubro de 2014 e, em 31 de outubro de 2016, a companhia encerrará a comercialização de computadores com a versão Profissional pré-instalada, portanto, não é mais possível comprar.

Atualmente ainda é possível baixar a ISO do sistema, para isso, é preciso ter a chave (key) original do Windows 7. A chave para Windows será utilizada para verificação antes de fazer o download da ISO. Através do Windows 7 usdb/dvd download tool, também é possível ter acesso ao sistema.

O suporte base do Windows 7 foi encerrado oficialmente em 13 de janeiro de 2015 e o suporte estendido irá acabar em em 14 de janeiro de 2020. Drivers e atualizações ainda estão disponíveis.

Windows 7 Starter

A versão básica vinha pré-instalada em computadores de baixo desempenho e foi desenvolvida exatamente para estes tipos de máquina. Sistem operacional possui recursos limitados, o que o tornou uma versão experimental do Windows 7. A edição Starter foi disponibilizada apenas para países emergentes e inicialmente era possível abrir apenas três aplicações simultaneamente, mas a limitação foi logo retirada.


Windows 7 Home Basic

Uma versão voltada para experiência do usuário doméstico com um sistema bem limitado em relação aos recursos, mas não tanto quanto o Windows Starter. Efeitos Aero e o Windows Media center também não estão disponíveis no Home Basic, mas ainda assim foi considerado a primeira versão realmente utilizável do Windows 7.


Windows 7 Home Premium

Versão mais poderosa do que o Home Basic, permite criar de forma fácil uma rede local e compartilhar vídeos, fotos e músicas. O software oferece recursos como o Windows Media Center, uma ferramenta para gerenciar arquivos digitais, e também possui suporte a telas sensíveis ao toque e gerencia funcionalidade de rede com o Grupo Doméstico.

Windows 7 Profissional

Tanto a versão Pro quanto a Ultimate foram desenvolvidas para usuários experientes e pequenas empresas que precisam utilizar recursos avançados do sistema. Entre as funcionalidades voltadas para profissionais em tecnologia da informação estão conexão remota, impressão com reconhecimento facial, ferramentas de domínios, criptografias de arquivos e backups de arquivos.

Windows 7 Enterprise

A versão Enterprise foi desenvolvida para empresas de médio e grande porte, que só era vendida por meio de contrato entre fornecedores autorizados e a companhia que usaria o sistema em vários computadores. Esta edição conta com um reforço na segurança por meio de ferramentas de criptografia, sistema contra arquivos executáveis desconhecidos e melhoria de desempenho local e em rede.

Windows 7 Ultimate

Esta é a versão oficial do Windows 7, com todos os recursos e ferramentas desenvolvidas especialmente para o Windows 7. Destacaram-se na versão Ultimate os recursos Modo Windows XP, que permite compatibilidade dos programas exclusivos do Windows XP, o sistema de criptografia BitLocker e o Bitlocker To Go, para proteger arquivos e a capacidade de instalação de vários idiomas no sistema. Para usuários adeptos do Windows 7 que precisam ter controle total do sistema, o Ultimate é a versão indicada.

Novos sistemas operacionais Windows

A própria Microsoft não recomenda mais o uso do Windows 7, pois já existem os sucessores Windows 8, Windows 8.1 e o atual Windows 10. Portanto é imprescindível a atualização para uma das edições mais recentes do Windows. E por falar em Windows 10, vale ressaltar que o novo sistema operacional da Microsoft uniu a interface do Windows 7 com o design inovado dos Windows 8 e 8.1 com capacidade de  adaptação aos variados tamanhos de telas, além disso, traz constantemente grandes novidades em termos de aplicação, como a assistente pessoal Cortana, que teve origem no Windows Phone e o Microsoft Edge, sucessor do Internet Explorer.

Nossa opinião
O Windows 7, sem dúvidas, foi um sistema operacional inovador: é considerado por muitos o melhor já lançado pela Microsoft. Moderno, com funções ampliadas e uma bela interface bastante intuitiva, a edição 7 do Windows foi tudo o que o seu antecessor, Windows Vista, deveria ter sido, mas não conseguiu.

Mais que um sistema operacional bonito, o Windows 7 também se destacou por sua estabilidade, pelo suporte à telas touch screen, o Internet Explorer 8, os gadgets na área de trabalho, o comando de voz, a nova versão do Windows Media Center entre muitos outros recursos e ferramentas bons.

O Windows 7 foi desenvolvido com foco em eficiência, clareza e praticidade, além da compatibilidade com hardware e software, reduzindo os problemas com programas que foram desenvolvidos para Windows XP.

No entanto, com o uso contínuo do sistema, seu tempo de inicialização aumenta, e isso leva o usuário a esperar um pouco mais para utilizar o computador. Outro ponto negativo é seu solucionador de problemas, que ainda é um problema quando se faz necessário utilizá-lo, pois na maior parte das vezes, os problemas mais complexos não são solucionados.

Prós
Fácil de usar
Interface intuitiva
Estável
Alta compatibilidade com hardwares e softwares
Contras
O tempo de inicialização fica maior com o tempo
O solucionador de problemas nem sempre resolve os problemas